Nesta quinta teremos a 2ª aula de Documentário Jornalístico, no 6º período do curso de Jornalismo da FAG. Dessa vez o encontro vai ser em sala de aula (a estreia foi no auditório, com direito a telão e som de cinema! e foi bem legal!).
Mas, agora, é hora pensar um pouco. Pra começar, vamos tentar entender o que é documentário e quais as diferenças entre esse gênero e uma grande-reportagem, por exemplo. Fácil, não? Seria, se os teóricos não tivessem se metido na conversa (rsrs).
O livro de apoio para essa aula será Espelho Partido, de Silvio Dá-Rin. Mas escolhi três textos muito bons que vão nos ajudar a entender o que é documentário. Logo abaixo, destaco trechos desses textos, respectivamente linkados para os artigos originais. Leiam, naveguem, divirtam-se:
O termo documentário foi utilizado pela primeira vez nos anos 20 pelo sociólogo John Grierson no jornal The New York Sun ao comentar os filmes de Robert Flaherty. Nessa publicação definiu o gênero documentário como o “tratamento criativo da realidade”.
O gênero documentário não pode ser definido a partir da presença de determinados enunciados esteriotipados ou de tipos textuais fixos (narração, descrição, injunção, dissertação). No entanto, não temos dúvidas que o documentário é um gênero com características particulares, e são essas características que nos fazem apreendê-lo como tal.
Neste artigo, apontamos cinco características definidoras do documentário como gênero jornalístico: seu caráter autoral, o uso de documentos como registro, a não obrigatoriedade da presença de um narrador, a ampla utilização de montagens ficcionais e uma veiculação praticamente limitada aos canais de TV educativos ou por assinatura.
Na minha concepção, Documentário é um filme curto, tendo um objetivo que é mostrar a realidade, as imagens são todas naturais, e é usado imagens de arquivos,tem depoimentos de algumas pessoas, em momento algum é usado a ficção.
ResponderExcluir"Compromisso com a Realidade" é a principal característica do Documentário.
ResponderExcluirAssim como o Professor Explicou na aula que o Documentário é uma representação subjetiva da realidade.
É um filme que aborda a realidade, filmado nas cenas que acontecem no lugar do fato realizado. Não é usado atores profissionais, e sim atores que entendem do assunto, que sabem o que estão falando,e não é encenado.
ResponderExcluirO documentário tem como característica retratar a realidade. A grande diferença entre este e uma grande reportagem jornalística é a sua identidade, já que o relato deve ser autoral. Usando os atores sociais (personagens da realidade) consegue mostrar uma verdade dando liberdade para que o expectador entre dentro da história e a compreenda.
ResponderExcluirO documentário tem como característica trabalhar com a realidade e não com a ficção. Além disso, apresenta um caráter autoral, utiliza imagens e depoimentos, os atores não são profissionais e sim sociais. O roteiro existe, mas pode mudar.
ResponderExcluir