Foi muito bom a Nath ter mandado essa dica. Nesta quinta - se os "santos documentaristas" ajudarem - teremos aula de Documentário Jornalístico e o tema será exatamente esse: o que é documentário? Qual a diferença entre documentário e grande reportagem?
Eu não gosto de polêmicas, apesar de ser primo-irmão das ditas cujas. Mas a parte que eu mais gostei do texto do Cavechini foi esta:
"Gramado esse ano teve bons documentários; documentários bebendo na fonte da ficção, pra contar melhor as histórias; e a ficção bebendo na fonte do documentário, pra que as histórias sejam absorvidas como mais verossímeis".
Vamos lá, bebam em uma fonte qualquer e fiquem esperto para a aula desta quinta :)
Como o próprio nome já diz: documentário, de documento, e jornalístico, de jornalismo. Deveria ser uma junção dos dois, para mostrar através de uma abordagem baseada na realidade o que a história nos conta. Quase uma reconstituição dos fatos, contada do ponto de vista de um autor..
ResponderExcluirO que me parece claro é que documentário é a grande reportagem com um toque autoral. É a história contada de maneira mais livre e subjetiva, mas sem fugir dos fatos, da verdade e da objetividade.
ResponderExcluirProduzir um documentário é exprimir a visão das pessoas sobre o assunto, mas organizando-as da tua forma. Juntar realidade com criatividade: demonstrar a própria visão, ter mais liberdade para criar.
ResponderExcluirCriar um documentário é contar uma história através dos olhos do diretor. Geralmente são histórias reais, feitas por atores sociais, mas isso não é uma regra,prezando sempre pela subjetividade.
ResponderExcluirPedro Sarolli
Documentário é o registro de uma realidade com um toque de criatividade do autor. A reunião de arquivos e depoimentos que buscam contar uma história não ficcional. É a arte a serviço da informação.
ResponderExcluir