quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Roteiro para Documentários



Na aula de hoje, 01 de setembro, vamos aprender a fazer roteiros para documentários. Como assim roteiro? E documentário tem roteiro? Claro que tem! Pode até não ter, mas isso é raro.

Roteiro para documentário é um planejamento. Como vimos na aula passada, um documentário é um obra em aberto, que só se define depois de pronta. O roteiro é o caminho que nos leva até o final dessa obra.

A aula de hoje tem como base o livro do Syd Field, Manual de Roteiro (aqui em versão digital). Também vamos visitar dois sites onde podemos encontrar roteiros para vários gêneros, incluindo documentários, e também softwares exclusivos para escrever roteiros: Roteiro de Cinema e Casa de Cinema de Porto Alegre.

O vídeo lá em cima é uma entrevista do Luis Bolognesi para o programa Zoom. Ele é roteirista de cinema de ficção. Achei interessante o fato dele ser JORNALISTA, profissão onde encontrou espaço para exercer sua paixão: escrever e contar histórias.

E esse vídeo aí abaixo é da série "Créditos". Na estreia, exibida no programa Cinema 11 da TV Universitária de Recife, Leo Leite fala sobre a função dos roteiristas e sobre a elaboração de um roteiro para cinema. Assista!

2 comentários: