sexta-feira, 26 de agosto de 2011

69/Praça da Luz e A Ponte, docs sobre prostitutas e pobres

Conforme prometi ontem, na aula, estou postando dois docs que foram indicados por leitores do blog: o Rafael Sonda e o Marcelo Merlak.

O Rafael é meu sobrinho, mora em São Paulo e está se formando em Direito na USP. Ele assistiu recentemente ao curta 69 - Praça da Luz. O filme não é indicado para menores de 18 anos, mas acho que na nossa turma o mais novo é o Maycon né e ele já fez 18 faz tempo (rsrsrs).

Praça da Luz (leia aqui a ficha completa) mostra "prostitutas de idade avançada que ganham a vida na Praça da Luz, em São Paulo. Relatos inusitados e surpreendentes de cinco mulheres que revelam em detalhes suas experiências em todos esses anos de profissão". Assista!



Pesado né? Pois esse doc da Carolina Markowicz ganhou uma série de prêmios, entre eles o de "Melhor Documentário no Festival do Rio 2008".

Este outro documentário é "A Ponte", dirigido por Roberto Oliveira. O filme tem 42 minutos e mostra a situação de desigualdade na periferia de São Paulo. "O Rio Pinheiros divide os pobres dos ricos".

Não gosto muito desse tipo de doc - ideológico demais - mas ele é bem produzido. Vale a pena assistir! O Marcelo Merlak, que deu a dica, foi aluno do curso de Jornalismo aqui da FAG.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bacana heim. Disciplina para aprender ainda mais a contar boas histórias ao público.

    ResponderExcluir