sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Geada Negra, no CineSesc

Nesta quinta, a aula de Documentário Jornalístico, disciplina do curso de Jornalismo da FAG, não foi no bloco 2 da faculdade. Foi no Sesc, no centro de Cascavel. Saímos numa pequena caravana e aproveitamos o evento CineSesc, que estava exibindo um documentário totalmente paranaense, Geada Negra. Assista ao trailer.



Foi uma coincidência, a exibição do filme quase na hora da nossa aula - cabe aqui um agradecimento à prof. Ana Valério, que liberou a turma na metade da aula dela. E outra coincidência foi que o assistente de direção de Geada Negra é Danilo Pschera. Muito amigo meu. Um cara gente boa, que só não é totalmente feliz porque um dia, ou uma noite, o gato dele pulou do sétimo andar do apartamento, quando ele, Danilo, era editor aqui na TV Oeste, em Cascavel - mas isso é outra história. Hoje o Danilo tá em Londres, estudando documentário.


Essa foto aí em cima é pra encher o Danilo de orgulho. Sala lotada para assistir Geada Negra. Confesso que eu também fiquei surpreso com tanta gente. Eram alunos, além dos meus, do curso de Artes da Unipan. E ficaram todos lá, durante os 50 minutos de exibição!


Depois do filme, fizemos um debate. Tá, não foi exatamente um debate. Eu falei, o Vander Colombo falou, o professor da Unipan falou e um figura muito interessante, que eu não sei quem é, também falou. Eu disse - e o Danilo vai entender - que não gostei do filme. Achei muito quadrado, jornalístico demais. Faltou o toque de autor.


Essa foto aí é a turma do sexto período de Jornalismo da FAG com o Vander Colombo, logo após a exibição do filme. Na verdade, é parte da turma. A maioria preferiu outros programas do que assistir ao filme. Isso, confesso, é uma coisa que eu não entendo. Mas, não entendo tantas coisas quem nem ligo mais para essas. Foi uma noite legal.

3 comentários:

  1. Posso te contrariar um pouquinho prof? Eu não achei o documentário quadrado demais não... Na verdade, não consigo imaginar muita arte em algo essencialmente histórico e jornalístico, que tem como material apenas depoimentos e imagens de arquivo.

    Acho que tudo ficou bem harmonioso: foto, locução, trilha... Gostei bastante também do enquadramento dos depoimentos e da quantidade de pessoas diferentes que aparecem no documentário.

    Foi uma noite legal, com certeza :)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Nathália! Esse é o espírito desse espaço. Opinião! Quem tem, tem algo mais. Adorei saber que vc gostou do filme. Tecnicamente, ele é muito bom. Quando digo que é quadrado, é porque acho que ele abusa das formas tradicionais. Como fazer diferente? É isso que vamos tentar aprender na disciplina de Documentário Jornalístico. E você é minha convidada para essa aventura.

    ResponderExcluir
  3. Aventura aceita ;)
    Só espero não "tropeçar" muito nos obstáculos hehehehe!

    ResponderExcluir