quarta-feira, 20 de julho de 2011

O Cinema-Olho de Vertov



Este vídeo é um trecho do filme "Um Homem com uma Câmera", do soviético Dziga Vertov. Este filme é simplesmente espetacular!!!

Vertov foi o criador da teoria do cinema-olho ou cinema-verdade (Kino Pravda). Um maluco, no bom sentido. Vejam o que ele dizia:

"Eu sou um cine-olho. Eu sou um construtor. Eu te coloquei num espaço extraordinário que não existia até este momento. Nesse espaço tem doze paredes que eu registrei em diversas partes do mundo. Justapondo a visão dessas paredes e alguns detalhes consegui dispô-las numa ordem que te agrada e edifiquei, da forma adequada, sobre os intervalos, uma cine-frase que é, justamente, esse espaço.

Eu, cine-olho, crio um homem muito mais perfeito que aquele que criou Adão, crio milhares de homens diferentes segundo desenhos distintos e esquemas pré-estabelecidos.

Eu sou o cine-olho.

Tomo os braços de um, mais fortes e hábeis, tomo as pernas de outro, melhor construídas e mais velozes, a cabeça de um terceiro, mais bonita e expressiva e, pela montagem, crio um homem novo, um homem perfeito."

Assista ao vídeo acima, que tem pouco mais de 4 minutos e depois REPENSE todos os seus conceitos sobre edição.

E lembrem-se: Vertov fez essa edição em 1929!

E para saber mais sobre o filme e seu autor, recomendo Aruanda e Cine Análise.

Nas aulas de "Documentário Jornalístico", no curso de Jornalismo da FAG, faremos um trabalho especial sobre esse filme, que tenho em DVD e que estará à disposição de vcs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário