sexta-feira, 22 de julho de 2011

O cinema falado de Eduardo Coutinho

Eduardo Coutinho é referência para o cinema documentário brasileiro. Fez parte da equipe do Globo Repórter na década de 70/começo dos 80, quando o programa da Rede Globo era ainda autoral, na mão de um grupo de diretores.

Coutinho vai ser referência também para os nossos estudos na disciplina de "Documentário Jornalístico", no sexto período do curso de jornalismo da FAG. Vamos assistir (em casa) alguns de seus filmes e, principalmente, estudar suas técnicas.

A principal característica de Coutinho é produzir filmes "falados", "contados". Explico: ele tem uma capacidade enorme de extrair histórias marcantes de seus entrevistados/personagens. E são elas que fazem o filme. Essa é uma característica importante, uma baita lição para aprendizes de jornalismo (que somos...).


Neste vídeo é possível perceber um pouco dessa capacidade de Coutinho. Trata-se de um trecho de Santo Forte, de 1999, onde ele faz um passeio sobre a religiosidade brasileira. Assista e perceba a importância dos personagens na obra de Eduardo Coutinho.

Durante as aulas, vamos estudar outro filme de Coutinho: "Edifício Master". Aliás, o filme é uma aula!





Nenhum comentário:

Postar um comentário