quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cinejornal: do Pathé-Journal ao Canal 100

Em 1910 Charles Pathé iniciou a produção e distribuição de programas contendo de 8 a 10 filmes factuais intitulados Pathé-Journal. Eram os noticiários cinematográficos - ou cinejornais. No Brasil, para quem já um pouquinho mais velho - tipo eu - o Canal 100 ainda está vivo na memória.

Os vídeos abaixo relembram esses momentos da história do cinema.

Notícias de uma guerra particular



Olha aqui mais um documentário para inspirar a produção dos alunos. "Notícias de uma guerra particular" é um filme do João Moreira Salles feito em 1999. É muito bom e dizem, alguns, que foi o precursor de Tropa de Elite.

Vale a pena assistir e reparar na narração que abre o filme e no efeito utilizado na transição entre os personagens. Ah, a dica para postar esse filme foi do Gutinho. Sim, ele mesmo, o filho da Maria Fernanda. Valeu!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quentin Tarantino, analisado por dois lóquis!



Esse curtametragem aí é antigo, eu já assisti algumas vezes. Mas hoje o Wil, editor aqui da TV FAG, lembrou dele e então assistimos e demos boas risadas. Decidi publicar, até para dar continuidade à missão de desestressar a rapaziada. Para quem gosta de Quentin Tarantino então...

O curta recebeu vários prêmios. Nesses dois links vcs podem encontrar mais informações: Letras e Artes e Comentários em Série


O cinema nasceu documentário



Nesta quinta, dia 29, a aula de Documentário Jornalístico será na sala 2320, com direito a data show e visitas a este blog. Os alunos estão estressados porque precisam entregar o roteiro, que vale a nota do primeiro bimestre. Então, a aula vai ser para quebrar um pouco essa tensão!

Pra começar, vamos ver que o cinema nasceu documentário, com os Irmãos Lumiere. Aliás, o vídeo acima mostra exatamente as primeiras imagens produzidas por eles, no final do século 19. Vcs sabem como eles descobriram que era possível fazer imagens com a câmera em movimento? A resposta para essa pergunta é o maior barato!

Vamos falar também sobre Thomas Edison e os Nickelodeon. E travelogue, seria sinônimo de filme de viagem?

Importante: quem participar da aula terá uma surpresa. Vou sortear entre os alunos uma "viagem" a Lyon, para conhecer o Instituto Lumiere! Vejam no vídeo abaixo uma prévia dessa visita!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Doc mostra Cascavel na década de 70



Vejam só que pérola esse documentário que mostra as comemorações dos 20 anos de Cascavel. Esse filme só existe por causa do Xico Tebaldi, que há anos guardou na casa dele uma caixa com rolos de filmes Super8 que estava meio largada num canto do Museu da Imagem e do Som.

Graças ao Xico, podemos ver esse documentário feito pela Melito Filmes. É engraçado, na década de 90 gravamos, pela TV Cataratas, uma entrevista com o Renato Melito, que foi o diretor desse doc. Ele contou que vendia essas produções para prefeituras. Quando o entrevistamos, ele era dono do Motel Vila Rica, em Cascavel.

Pelo jeito a Melito Filmes não fez muito sucesso (rsrs). Mas a obra...bom essa foi eternizada.

Vejam no doc o tom ufanista da narração e as referências explícitas ao regime militar. A parte mais sensacional é quando mostra a Miss Cascavel, Raquel Figueiredo, "representando a beleza da mulher cascavelense".

Tenho certeza que esse documentário vai servir de inspiração para vocês, alunos da disciplina de Documentário Jornalístico da FAG, que estão à procura de temas para seus filmes.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Autódromo de Cascavel, um documentário esquecido.



 Esquecido até por mim, inclusive!

Não sei por que cargas d´água assisti hoje a esse documentário, feito em 2005. É muito bom! Ele conta a história do Autódromo Internacional de Cascavel. Aí decidi postar aqui, no blog. Tudo bem, vou explicar...

Na verdade, nem eu que produzi esse documentário, tinha a noção de que ele era um documentário. A ideia nasceu com a proposta de ser uma série de reportagens sobre a história do automobilismo em Cascavel. Foi ao ar pela TV Oeste na semana que antecedeu a Cascavel de Ouro, tradicional prova do automobilismo brasileiro.

Foi adaptado também para o "Globo Comunidade", exibido no domingo, dia da corrida. A versão que está no vídeo aqui é essa do Globo Comunidade, apresentado por mim (reparem no cabelo partido ao meio). A ideia de que eu apresentasse esse programa foi da Soraia Ribeiro, chefe de redação da TV Oeste (foi uma forma de reconhecimento pelo meu trabalho, na verdade).

O filme - é um filme, sim - mostra como é rica a história do automobilismo cascavelense. Mas mostra mais: mostra como podemos contar histórias a partir de nossas comunidades. Para isso, é preciso pesquisa.

O grande trunfo desse doc é a pesquisa. Ele mostra imagens que nunca haviam sido mostradas. Estavam mofando em rolos de filmes em 8mm num quarto na casa do Xico Tebaldi.

Créditos para Leonardo Alves, editor; Odilon Araújo, repórter; Joel Grando, Argeu Almeida e Ivan Souza, cinegrafistas. E para mim, que tive a ideia, fiz a produção e realizei, mesmo sem saber, o meu primeiro documentário.

DICA: O filme tem 4 partes e eu aposto como vc é capaz de descobrir como assistir a todas elas :)

sábado, 3 de setembro de 2011

Documentários de Glauber Rocha, absolutamente geniais!

A dica foi da Larissa Varela (no comentário da publicação anterior). Ela sugeriu que a gente assistisse aos docs do Glauber na aula ou num sábado, com "cervejinhas e filmes". Gostei da ideia, Lari! Podemos até pensar nisso rsrsrs...

Mas, pra adiantar o expediente, corri pro google e pro youtube e achei os dois documentários feitos pelo Glauber. Esse primeiro é "Amazonas, Amazonas", produzido por encomenda do Governo daquele Estado. É muito bom, é a cara do Glauber Rocha. Ganhe 15 minutos da sua vida e assista.



Esse outro é muito louco. É "Di Cavalcanti Di Glauber", mas parece que o título original era "Ninguém Assistiu ao Formidável Enterro de sua Quimera, Somente a Ingratidão, Essa Pantera, Foi Sua Companheira Inseparável." Nessa primeira parte já dá pra perceber o estilo Glauber. Não foi à toa que ele morreu cedo, com 42 anos. Vivia intensamente demais. Assista. É legal, apesar do som ser meio baixinho...

 

Valeu, Lari, por me lembrar de pesquisar esses docs! Obrigado.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Glauber Rocha: uma câmera na mão e uma ideia na cabeça



Glauber Rocha morreu no dia 22 de agosto de 1981, há 30 anos. Eu havia separado esse vídeo para postar no dia 22, mas me enrolei e deixei passar a data. Nunca é tarde, no entanto, para conhecer um pouquinho desse "louco".

O vídeo é um documentário produzido pela TV Cultura. Em poucos minutos é possível conhecer quase tudo da vida de Glauber, o suficiente para não fazer feio numa conversa "cabeça" de boteco. Assista! Depois pesquise mais sobre Glauber e seus filmes. Vai fazer bem.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Roteiro para Documentários



Na aula de hoje, 01 de setembro, vamos aprender a fazer roteiros para documentários. Como assim roteiro? E documentário tem roteiro? Claro que tem! Pode até não ter, mas isso é raro.

Roteiro para documentário é um planejamento. Como vimos na aula passada, um documentário é um obra em aberto, que só se define depois de pronta. O roteiro é o caminho que nos leva até o final dessa obra.

A aula de hoje tem como base o livro do Syd Field, Manual de Roteiro (aqui em versão digital). Também vamos visitar dois sites onde podemos encontrar roteiros para vários gêneros, incluindo documentários, e também softwares exclusivos para escrever roteiros: Roteiro de Cinema e Casa de Cinema de Porto Alegre.

O vídeo lá em cima é uma entrevista do Luis Bolognesi para o programa Zoom. Ele é roteirista de cinema de ficção. Achei interessante o fato dele ser JORNALISTA, profissão onde encontrou espaço para exercer sua paixão: escrever e contar histórias.

E esse vídeo aí abaixo é da série "Créditos". Na estreia, exibida no programa Cinema 11 da TV Universitária de Recife, Leo Leite fala sobre a função dos roteiristas e sobre a elaboração de um roteiro para cinema. Assista!