quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Documentário é o tratamento criativo da realidade!

Ontem, 15/02, na aula de Produção Televisa para a turma do 7ª período de Jornalismo da Fasul, o papo foi sobre "o que é, afinal, um documentário". Toda a conversa com os alunos foi no sentido de abrir a "cabeça" para as diferentes formas e técnicas que um filme documentário pode apresentar.

Conversamos sobre a definição de documentário, atribuída a John Grierson, ainda em 1936, mas que, ao meu ver, resume bem o significado desse gênero: "documentário é o tratamento criativo da realidade".

No final da aula assistimos a um trecho do filme "Edifício Master", de Eduardo Coutinho. O vídeo abaixo é um dos depoimentos que marcam o filme. Muito bom!



E é aqui, nos comentários, que os alunos devem responder à pergunta que vale presença na aula: "O que é documentário?"

9 comentários:

  1. Documentário é uma produção audiovisual, que normalmente retrata algum fato, acontecimento ou personagem.... Trata da realidade...

    ResponderExcluir
  2. Documentário É uma representação parcial e subjectiva da realidade.É um relato de algo , alguém ou algum acontecimentos . Uma produção televisiva , audiovisual , rica em detalhes, que tem por intuito informar , mostrar ou até mesmo persuadir em alguns casos .

    ResponderExcluir
  3. É difícil definir o que é documentário, porque ele abrange conceitos em torno da realidade, objetividade, verdade, etc. Documentário é uma narrativa imagens-câmera que mostra a intenção do autor sobre um dado assunto.

    ResponderExcluir
  4. Documentário é um assunto explorado de forma criativa. Você produz um documentário pensando em divulgar um conhecimento e que este assunto seja assimilado de forma atraente pelo público. Esta produção pode ser uma grande aula dependendo dos produtores.

    Patrícia Steiner Schulz via blog da turma!!

    ResponderExcluir
  5. Documentário é a forma de contar uma história, audiovisual de alguém ou algo, retratando a realidade baseado em relatos e depoimentos.

    ResponderExcluir
  6. Documentário é uma produção audiovisual com relatos mais detalhados, uma abordagem mais aprofundada, além de ser uma ferramenta de informação que explora a realidade a partir de um ponto de vista.

    Jaqueline Galvão via Blog da turma.

    ResponderExcluir
  7. Documentário é uma produção aprofundada sobre determinado tema, com mais detalhes, mais informações e que normalmente reproduz a realidade.

    Amanda Camargo via Blog da turma.

    ResponderExcluir
  8. Documentário: É uma produção audiovisual, que tem como objetivo relatar a vida de alguém ou a história de algo, abordando o que há de mais importante sobre. Com base na realidade de tal.

    Roseli de Souza Pedro via blog da turma

    ResponderExcluir