terça-feira, 6 de setembro de 2011

Autódromo de Cascavel, um documentário esquecido.



 Esquecido até por mim, inclusive!

Não sei por que cargas d´água assisti hoje a esse documentário, feito em 2005. É muito bom! Ele conta a história do Autódromo Internacional de Cascavel. Aí decidi postar aqui, no blog. Tudo bem, vou explicar...

Na verdade, nem eu que produzi esse documentário, tinha a noção de que ele era um documentário. A ideia nasceu com a proposta de ser uma série de reportagens sobre a história do automobilismo em Cascavel. Foi ao ar pela TV Oeste na semana que antecedeu a Cascavel de Ouro, tradicional prova do automobilismo brasileiro.

Foi adaptado também para o "Globo Comunidade", exibido no domingo, dia da corrida. A versão que está no vídeo aqui é essa do Globo Comunidade, apresentado por mim (reparem no cabelo partido ao meio). A ideia de que eu apresentasse esse programa foi da Soraia Ribeiro, chefe de redação da TV Oeste (foi uma forma de reconhecimento pelo meu trabalho, na verdade).

O filme - é um filme, sim - mostra como é rica a história do automobilismo cascavelense. Mas mostra mais: mostra como podemos contar histórias a partir de nossas comunidades. Para isso, é preciso pesquisa.

O grande trunfo desse doc é a pesquisa. Ele mostra imagens que nunca haviam sido mostradas. Estavam mofando em rolos de filmes em 8mm num quarto na casa do Xico Tebaldi.

Créditos para Leonardo Alves, editor; Odilon Araújo, repórter; Joel Grando, Argeu Almeida e Ivan Souza, cinegrafistas. E para mim, que tive a ideia, fiz a produção e realizei, mesmo sem saber, o meu primeiro documentário.

DICA: O filme tem 4 partes e eu aposto como vc é capaz de descobrir como assistir a todas elas :)

2 comentários:

  1. "Autódromo de Cascavel" é o exemplo de como um documentário exige pesquisa para ser feito. A busca pelos personagens (ex-pilotos, fundadores..), arquivos, imagens, vídeos deixaram a história com uma riqueza ainda maior. Por isso, a pesquisa e o documentário andam lado a lado.

    ResponderExcluir
  2. Gostei pra caramba Sonda!
    Assisti ele inteirinho e achei superlegal.
    Deve ter dado um trabalhão, mas ficou muito bom! Parabéns :)

    OBS: É engraçado ver você apresentando com esse cabelinho todo arrumado.

    ResponderExcluir